LIVRO ONDE NÃO MAIS
7 distopias nacionais sobre gênero e diversidade, religião e política, racismo e monopólio tecnológico.
Quem não gosta de estar em um lugar, em um espaço, em que se sente pertencente, onde sua voz e seus direitos são ouvidos e respeitados?
E quantas vezes pessoas são arrancadas do seu lugar de pertencimento ou esse “lugar” é arrancado delas? Ou ainda, quantas pessoas já foram sujeitadas a permanecerem em espaços onde não se sentem pertencentes?
Foi a partir do nosso incômodo provocado por essas questões (e muitas outras) que o projeto do livro Onde Não Mais surgiu.
Todas as sete histórias do livro estão conectadas por um grande tema: os espaços perdidos e os lugares roubados, tanto física quanto simbolicamente. Cada narrativa também te convida a (re)pensar outros assuntos muito relevantes para nosso dia a dia, como questões de gênero, religião, política, racismo e tecnologia.
SINOPSES DAS HISTÓRIAS
Apagão – Gerson Lodi-Ribeiro: A energia elétrica do país se interrompe de súbito. A presidente em crise, um casal de meia-idade e um adolescente apaixonado enfrentam, cada um a seu modo, a irreparável realidade que se estabelece.
Show da Salvação – Darlon Carlos: Numa arena religiosa sangrenta, quatro pecadores prisioneiros recebem a última chance de salvar suas vidas e suas almas. Para isso, precisam fugir de um caçador implacável num jogo televisionado.
Enxame – T. S. Dantas: Restaram apenas as mulheres na Terra após um colapso genético. Alice contesta o novo material didático enquanto precisa lidar com uma aluna rebelde e uma esposa fiel ao sistema da colônia onde vivem.
O que não se ouve nas ruas – Bruno Neppo: O Brasil está dividido depois da fuga do presidente. Tino precisa se manter vivo em seu trajeto por uma avenida vazia, pois descobre que o país piorou bastante enquanto esteve detido em um orfanato.
Vem, vamos embora – Francisco Barbosa: No interior de um Brasil sem água, Marcelo tem a chance de escoltar o dono de um dos quadrantes do país. Porém, se depara com o dilema de escolher entre a ascensão social e os planos daquelu que ama.
Pra inglês ver – Luiz Felipe Sá: Uma corporação tecnológica domina a realidade, e Fabs aceita um último job para o dono do morro. Mas seu irmão sofre um ataque racista de um robô de segurança, o que o obriga a mudar seus planos.
Sangue de anjo – Marcelo Oliveira: Em um mundo onde cada indivíduo é classificado pelo método de concepção, a rotina de dois oficiais é eliminar pessoas sem contestar. Mas a descoberta de um bebê nascido de parto natural mudará tudo.
SOBRE A AUTORIA
GERSON LODI-RIBEIRO
Graduado em engenharia eletrônica e astronomia pela UFRJ, GL-R teve duas noveletas publicadas na Asimov’s brasileira, além de ser criador do universo ficcional Taikodom, organizador de oito antologias de FC&F e autor de quatro coletâneas de ficção curta, dois livros de não ficção e cinco romances de ficção científica.
DARLON CARLOS
Morador da Baixada Fluminense, no RJ, gosta de ler bons livros e boas HQs. Autor de terror e suspense folclórico. Quando escreve distopias, coloca o botão de “f0d4-$e” ao máximo. Gosta de beber umas geladas e acredita que um dia as coisas vão melhorar.
T. S. DANTAS
Também conhecida como Thay, é escritora de suspense e terror, autora dos livros Quando me vi partir e Nascidos da maldade. Ela também é editora de texto, e vive no Rio Grande do Sul com o marido e os dois filhos.
BRUNO NEPPO
Bruno tem uma queda por realismo fantástico, além de escrever, principalmente, dramas familiares com protagonismo infantil. Mineiro de Ouro Preto, também é professor, dramaturgo e mestre em filosofia da arte.
FRANCISCO BARBOSA
Francisco carrega em suas histórias um tom bucólico e noir, e costuma tratar temas LGBTQIA+ com naturalidade e uma pitada de crítica social. Cineasta e editor de texto, ele é de Córrego dos Pomarolli, interior de Minas, mas hoje vive em Portugal.
LUIZ FELIPE SÁ
Luiz cresceu lendo as aventuras de Harry Potter e Robert Langdon, mas o chamado para a escrita veio com "A História Sem Fim". Embora crie narrativas desde a adolescência, apenas em 2020 abraçou o ofício, tendo desenvolvido, escrito e publicado seu primeiro livro durante a pandemia.
MARCELO OLIVEIRA
Há mais de meio século, o menino carioca, Marcelo Oliveira, se encantou ao viajar por tantos lugares e viver tantas aventuras através dos livros. Depois de casado, pai e avô, decidiu: eu quero ser Escritor. Suas crônicas podem ser lidas no Recanto das Letras sob o pseudônimo Pio Cândido.
FICHA TÉCNICA
Autoria: Gerson Lodi-Ribeiro, Darlon Carlos, T. S. Dantas, Bruno Neppo, Francisco Barbosa, Luiz Felipe Sá, Marcelo Oliveira
Preparação e revisão: Jaime de Andruart
Capa e ilustrações: Luisa Fantinel
ISBN: 978-65-00-59159-0
Páginas: 322
Formato: 14x21cm
Capa: Papel Cartão Supremo 250g / laminação fosca
Miolo: Papel Pólen Natural 80g
Edição: 1ª / 2023
Conteúdo indicado para adultos